Agrofel junto da Bunge ganha destaque no ranking 500 Maiores...
Mais uma vez, a Agrofel está entre os 500 Maiores do Sul, o conceituado ranking da...
O plantio marca o início de um processo que dura cerca de 120 a 140 dias e pode determinar o sucesso ou insucesso da colheita. Afinal, é durante o plantio que se define o potencial produtivo das lavouras, de acordo com a qualidade da semente escolhida. Alguns especialistas afirmam que sementes de grande vigor proporcionam acréscimos de até 35% no rendimento dos grãos em relação àquelas de baixo vigor.
No entanto, para atingir os melhores resultados, o trabalho desempenhado no campo também é decisivo. Assim, além da escolha das sementes, é preciso que elas sejam semeadas no momento e na posição correta. Por isso, verificar as regulagens da semeadora (profundidade e distribuição das sementes) e a velocidade de plantio, é igualmente importante.
O que é o vigor das sementes?
Em linhas gerais, o vigor das sementes é definido pela capacidade de crescimento delas. Quando está em contato com o solo, a semente deve germinar. Dessa forma, a eficácia e velocidade da germinação são os fatores avaliados para determinar o vigor da semente.
Algumas sementes passam por testes que analisam a sua qualidade e, geralmente, esses testes têm o vigor como característica de grande importância. Para se ter uma ideia, a qualidade da semente de soja, por exemplo, é baseada em 4 pilares:
1 – Qualidade fisiológica: diz respeito à germinação e vigor do lote;
2 – Pureza genética: material sem misturas varietais;
3 – Qualidade sanitária: livre de patógenos (fungos, bactérias), que muitas vezes chegam às lavouras por meio das sementes;
4 – Pureza física: livre de material inerte (torrões, galhos de plantas).
Qual a importância de utilizar sementes de alto vigor na minha lavoura?
Utilizar sementes vigorosas significa um cultivo que irá emergir forma mais rápida e uniforme e, inclusive, será capaz de resistir a condições adversas, como veranicos, frentes frias e assoreamento. Além disso, quando “grandes”, plantas resistentes conseguem assegurar a estabilidade de estande e população adequada, evitando a ressemeadura, por exemplo.
Com sementes de alto vigor, a lavoura também passa a ter menos problemas como plantas daninhas, por exemplo. Mas as vantagens da utilização de sementes de alto vigor na lavoura não param por aí. Além de menos problemas no cultivo, o uso dessas sementes na lavoura garantem:
- Plântulas que emergem mais cedo aproveitam melhor a água, a luz e os nutrientes
- População adequada e vigorosa
- Parte aérea e sistema radicular mais profundo e agressivo
- Raízes profundas que buscam água e nutrientes com eficiência, amenizando as consequências da seca
- Maior produção de vagens e sementes
- Elevado rendimento dos grãos
Somente o fato de a utilização de sementes de alto vigor assegurar o estabelecimento da população ideal de plantas, já justifica as vantagens de iniciar a lavoura com sementes de qualidade superior, pois o resultado é maior produtividade na lavoura.
Assim, na próxima vez que for comprar suas sementes, lembre-se de priorizar o percentual de vigor do híbrido para garantir um plantio e colheita de sucesso.
Dica: é importante que as sementes sejam entregues perto da data do plantio para manter a sanidade e o vigor. Quando isso não for possível, o agricultor deve procurar armazenar as suas sementes em locais apropriados, com climatização e cuidado, evitando doenças, mofo e bolor.
Mais uma vez, a Agrofel está entre os 500 Maiores do Sul, o conceituado ranking da...
São Paulo, 12 de setembro de 2019 - A Bunge, uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos no Brasil,...
Já imaginou poder conferir o uso das nossas sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas na prática? No Agrofel...
Em 2020,...