Enviando sua mensagem...

Arquivo anexado

Economia

Empreender no campo é alimentar o mundo

Compartilhe:

28 de julho - Dia Nacional do Agricultor

A agricultura brasileira é, historicamente, umas das principais bases econômicas do país, evoluindo das monoculturas para a diversificação da produção. Isso transmite ao agricultor a responsabilidade de estar entre os motores centrais da economia nacional, garantindo bens essenciais para a vida e sustento de cada cidadão.

A data escolhida para comemorar o Dia do Agricultor não foi coincidência: no dia 28 de julho de 1960, foi fundado o Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek, o que representou um grande avanço para o agro na época, com suas políticas públicas de desenvolvimento do setor e também com o estímulo à segurança alimentar do país.

Atualmente, a agricultura representa 21,4%% do PIB brasileiro e emprega mais de 17 milhões de pessoas em território nacional. Os principais produtos agrícolas do Brasil são: algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, feijão, floricultura e paisagismo, frutas e culturas perenes (banana, cacau), horticultura (tomate e cebola), mandioca, milho, soja e tabaco.

Assim, cada agricultor possui um importante papel para a economia brasileira e também para a população mundial, já que a sua atividade propicia a maior parte da produção de alimentos que nutrem pessoas em cada canto do mundo.

Além da alimentação, a importância do trabalho desenvolvido pelo agricultor está em garantir a maior parte da produção de matéria prima para a produção de itens essenciais ao nosso dia a dia, como roupas, combustível, medicamentos, ferramentas, ornamentação e energia. Produzindo cada vez mais, o agro brasileiro também reduziu drasticamente o preço do alimentos e melhorou a saúde e qualidade de vida da população urbana, liberando seu poder de compra para bens produzidos pela indústria e pelo setor de serviços.

Assim, homenagear os agricultores nesta data é mais do que uma simples lembrança, é validar e agradecer a este trabalhador que realiza um dos serviços mais importantes da sociedade.

Obrigado, Agricultor
Se o homem do campo não existisse, a cidade não sobreviveria. Essa frase resume todo o sentimento de gratidão que temos por uma figura que está por trás do desenvolvimento e sustento urbano. Uma força humana “invisível” no exercício de uma atividade tão essencial à vida.

Um trabalho de muita responsabilidade e respeito à natureza, que faz do Brasil um país reconhecido por ter a agricultura mais sustentável do planeta, estando entre os mais comprometidos com a preservação ambiental. Ou seja, o agricultor, além de cuidar do presente, também está comprometido com o futuro da humanidade. 

Por isso, no Dia do Agricultor, não esqueça de agradecer e valorizar aquele que labuta no solo de sol a sol para garantir o bom funcionamento sociedade, afinal quem trabalha na terra, trabalha por todos. 

Nós, da Agrofel, temos muito orgulho de contribuir com o dia a dia de tantos empreendedores do campo. Parabéns, agricultor, pelo seu dia e por ser essencial para a sociedade!

Agrofel

Há mais de 42 anos no Rio Grande do Sul ao lado do agricultor do plantio a colheita com soluções integradas para a busca de altas produtividades.

Atendimento

Central de Atendimento

Fone: 55 51 3326-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Matriz: Avenida Bagé, 1430 | Bairro Petrópolis | Porto Alegre | RS | CEP: 90460-080

Associados

Canais de Denúncias